Até hoje não encontrei nenhum líder que não tenha passado pela experiência de ter feito uma abordagem bem sucedida e com excelentes resultados com um liderado e, usando as mesmas estratégias com um outro, os resultados foram bem abaixo do que se esperava, quando não, muito negativos.

Por que isso acontece?

A resposta é muito simples: porque as pessoas são diferentes, têm diferentes necessidades e valores, diferentes crenças, paradigmas e modo de pensar e agir. Sendo assim, a maneira de tratar com cada uma precisa ser diferente. Não dá para colocar todos na mesma caixinha e esperar os mesmos resultados.

Vivamus egestas rutrum metus. Fusce ultricies, sapien a vehicula convallis, nulla turpis convallis tellus, vel imperdiet nisl leo id neque. Aenean vel viverra nulla.

Para alcançar seus objetivos como líder, o gestor precisa entender que, para cada pessoa ou situação, ele terá que exercer um estilo específico de liderança.

Existem muitos estilos de liderança e o segredo da liderança forte e bem sucedida é conhecer e saber qual estilo precisa ser usado em determinada situação, a chamada liderança situacional, que é a mais eficiente forma de liderar, especialmente as novas gerações e também a que traz melhores resultados. Esse estilo de liderança leva em conta pessoas e circunstâncias.

O líder deve conhecer os diversos estilos e estar preparado para entender quais estilos deve combinar, a fim de alcançar os melhores resultados a médio e longo prazo, com o mínimo de dor e stress possível, para os dois lados.

Agindo dessa maneira, ele irá desenvolver importantes habilidades que o ajudarão a obter sempre o melhor de cada liderado.