Estilo Coercitivo
Esse é um estilo que deve ser usado com moderação. É o famoso estilo “faça o que eu digo”.
Exige submissão e comando.
O líder dá uma ordem e não quer ser questionado. Quer apenas que se obedeça e se execute a ordem.
Não traz bom clima e bons resultados para a equipe e deve ser usado apenas em situações de crise.
Estilo dirigente
Estilo vem comigo.
É o estilo onde o líder vai dar o norte para a equipe, vai dizer quais são os objetivos de médio e longo prazo que devem ser alcançados, mas não vai ditar como deve ser feito. Ele não vai se preocupar com os detalhes, mas apenas com os resultados.
Estilo afetivo
Esse estilo coloca as pessoas em primeiro lugar.
Este é o estilo de liderança que deve sempre ser combinado com outros estilos porque, se predominar, vira um paternalismo. É aquele líder que tem fortes relações afetivas e de amizade com a equipe e quer proteger demais. É um estilo Importante quando precisa acolher.
Estilo democrático
Aquele estilo onde o líder consulta a equipe antes de tomar decisões.
Estilo de liderança que não decide sozinha. Mas, para ser usado, precisa que a equipe esteja preparada para discutir, opinar e então votar, decidir. Se a equipe não tem essa maturidade ou preparo, sem condições técnicas, sem conhecimento, não adianta abrir para discussão.
Estilo modelador
Muito comum em pessoas que assumem sua primeira liderança, especialmente quando vêm de áreas de execução e com uma performance individual muito alta. Quando assume uma equipe, esse líder passa a querer modelar as pessoas conforme a sua forma, querem que sejam e ajam exatamente como ele.
Assim como o estilo coercitivo, esse estilo não traz um bom resultado de clima, nem uma boa performance de equipe a longo prazo. Deve ser usado para desenvolver a equipe ou passar uma experiência, mas, sempre adaptado com outros estilos.
Estilo treinador ou estilo coach
Esse estilo é muito demandado hoje em dia, especialmente quando se lidera equipes com várias gerações atuando juntas. É aquele líder que discute mais objetivos de médio e longo prazo. Que ajuda sua equipe nas decisões, porém como um apoio e suporte. Diferente do modelador que diz o que fazer, o líder treinador apresenta opções, faz perguntas abertas, amplas com o intuito de ampliar a visão da equipe.
Enfim, há inúmeros estilos de liderança. Elencamos alguns aqui, os quais devem ser combinados mediante o tipo da equipe, das necessidades, do clima organizacional, da maturidade da equipe e etc. O líder deve estar preparado para entender quais estilos deve combinar, a fim de alcançar os melhores resultados a médio e longo prazo